terça-feira, 2 de abril de 2013

VIDEO | OS EUA x JOHN LENNON


[VIDEOdicas da prof-elvira]

Os EUA x John Lennon

Antes do Iraque, da administração George Bush, antes de Bruce Springsteen e Pearl Jam, houve John Lennon. O celebrado astro da música que usou sua fortuna e sua fama para protestar contra a Guerra do Vietnã e lutar pela paz mundial. O documentário mostra a transformação do Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, o documentário aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate. Também são mostrados o ativismo político dos afro-americanos Angela Davis e Bobby Seale, os jornalistas Carl Bernstein e Walter Cronkite, o veterano do Vietnã e ativista Ron Kovic, o historiador e novelista Gore Vidal, entre outros. Mas Lennon é a voz e a presença central do documentário. Ele surge como jamais havia sido visto - uma pessoa de princípios, engraçado, um jovem homem extraordinariamente carismático, que se recusa a ficar calado frente às injustiças. Yoko Ono, ao contrário da imagem feita pela imprensa e pelos fãs, surge como fator agregador e importante nas decisões políticas do músico.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Evidências - As origens da filosofia (Parte 1),

filosofia e suas origem

Semana da Consciência Negra - Painel GJ.2012

Realizado em 20/11/2012 na EEEM Jose Gomes de Vasconcelos Jardim, em Canoas - RS 
Historia Geografia Arte e Cultura - Indígena, africana e brasileira e  afro-brasileira.

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Trabalhando a Diversidade em Sala de Aula
Diminui o Preconceito - Aumenta o Respeito 

Objetivo:
Construção de um painel pelos alunos do ensino fundamental e médio politécnico sob a supervisão e orientação dos professores das áreas da Linguagem/Arte-Literatura-Língua Portuguesa e das  Humanas/Geografia-História visando oportunizar um momento de discussão sobre a importância de se  conhecer a história, a arte e a cultura Indígena, Africana e Afro-brasileira com toda a sua diversidade;  trabalhando-se a Diversidade em Sala de Aula, DIMINUI o Preconceito e AUMENTA o Respeito. Pois leva o individua a se reconhecer e a reconhecer no outro o seu valor.

FIO CONDUTOR....
Lendo a obra CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA duas frases chamaram minha atenção e, de certa forma, foram o estopim - e serviram de fio condutor para a construção visual do painel
"A MESMA LÍNGUA, OUTRO CONTINENTE, DIVERSOS PAÍSES" e 
"POR UM MAR NAVEGAM AS MESMAS PALAVRAS".

Aí reportei-me à  Semana de Formação de Inverno para os  professores da Escola Gomes Jardim (onde leciono ARTES para os alunos do ensino médio) e lembrei da Oficina Nova Ortografia  ministrada pelas profes. Almeir e Ana Paula (lingua portuguesa), onde conversamos e aprendemos um pouco mais,  justamente sobre as mudanças propostas pela CPLP (comunidade dos paises de lingua portuguesa) e o novo acordo ortográfico implantado em todos os países de lingua portuguesa.

então...

Mais sentido e mais inquieta foi ficando minha imaginação....já que estava justamente pensando o quê e como fazer uma atividade interessante durante a semana da consciência negra? E aquelas PALAVRAS  continuavam "martelando" minha mente....instigando... provocando...

...A MESMA LÍNGUA...

...OUTRO CONTINENTE...

...DIVERSOS PAÍSES...

...UM MAR POR ONDE NAVEGAM AS MESMAS PALAVRAS....

MESMAS PALAVRAS? que palavras...

MESMA LÍNGUA? Que língua? ...

 Ora. a NOSSA Língua Portuguesa...que também é falada em países africanos ...
Que estranha essa geografia...UM MAR. mar?  Bem, era um OCEANO.

Assim completou-se o tema do painel. A ideia base. O fio condutor. A partir daí....A arte se encarrega de nos conduzir.

Aos alunos, coube produzir  o painel
-  um MAPA-MUNDI (de 3x4 m) desenhados pelos alunos a rota do tráfico negreiro  as "ondas" que trouxeram os africanos para o Brasil. A rota que trouxe escravizados milhares de africanos para o Brasil;
- os PEIXES e as ONDAS, que se encarregaram de conduzir as palavras nesse oceano atlântico que nos separa e ao mesmo tempo nos une;
- a identificação  e a localização geográfica dos PAÍSES AFRICANOS que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
- as MÁSCARAS modeladas em papel ou desenhadas através da ampliação de modelos reduzidos;
-  a  ARTE  e a cultura MUSICAL - ritmo e instrumentos;
- de PERSONAGENS e  PERSONALIDADES de cada país com sua biografia e suas obras;

COM A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ÁREAS DA LINGUAGEM E DAS CIÊNCIA HUMANAS os alunos do ensino médio e do ensino médio politécnico produziram e participaram efetivamente de uma  aula diferente. Que acabou envolvendo professores e alunos do ensino fundamental,  do projeto 'MAIS EDUCAÇÃO"  e alunos do ensino noturno através debates, sessões comentadas de filme e seminários sobre diversos temas transversais que se apresentaram.
em 2013...voltaremos com uma nova edição revista e ampliada.
Aguardem.
Muito obrigada. prof-elvira
Canoas/NOV.2012

texto e fotos by prof-elvira.ma







egrégora21dias conexão

PALAVRA DO DIA  21DIAS DE CONEXÃO