domingo, 9 de agosto de 2020

A vida muda completamente a cada 7 anos | Teoria dos setĂȘnios | Antroposofia | Filosofo Rudolf Steiner

🍃💛 De 7 em 7 anos a sua vida muda completamente 

A teoria dos setĂȘnios Ă© um dos pilares da antroposofia, linha de pensamento criada pelo filĂłsofo Rudolf Steiner.
Os ciclos dos sete anos servem e impactam muito para alertar sobre as mudanças que podem vir a acontecer. Saber qual o ciclo vocĂȘ estĂĄ vivendo Ă© muito importante para seguir seu caminho de maneira mais saudĂĄvel e aproveitando de maneira muito mais efetiva as oportunidades que possam vir a surgir.

O nĂșmero 7 Ă©, por natureza, um nĂșmero mĂ­stico dotado de muito poder em quase todas as culturas conhecidas. Dessa forma, os ciclos da natureza tambĂ©m respeitam uma subdivisĂŁo possĂ­vel de mĂșltiplos de 7. 

Nos trĂȘs primeiros ciclos, que compreendem dos 0 a 21 anos, chamados "setĂȘnios do corpo", Ă© quando se amadurece o corpo fĂ­sico e tambĂ©m acontece a formação da personalidade.

Os trĂȘs ciclos seguintes, dos 21 aos 42 anos, sĂŁo conhecidos como "setĂȘnios da alma". É a fase em que, superadas as experiĂȘncias bĂĄsicas da vida, a pessoa se insere na sociedade e faz as escolhas. SĂł a partir dos 42 anos, nos Ășltimos setĂȘnios, hĂĄ usufruto da vida com maturidade, profundidade e espiritualidade.

No caso das mulheres, a divisĂŁo por setĂȘnios ajuda a entender os processos do feminino, que vĂŁo do amadurecimento Ă  capacidade reprodutiva atĂ© a menopausa, quando as forças da reprodução se transformam em força do pensar mais ligadas Ă  introspecção, possibilitando uma ampla visĂŁo de vida. A seguir, conheça um pouco das caracterĂ­sticas de cada setĂȘnio.

🍃💛 Dos 0 as 7 anos de idade: ninho

Interação entre o individual (adormecido) e o hereditĂĄrio. HĂĄ ainda o encontro entre a parte espiritual da individualidade e a parte biolĂłgica, preparada apĂłs a fecundação no ventre materno. A hereditariedade estĂĄ bem marcada nas cĂ©lulas do corpo no 1Âș setĂȘnio, pela ação das forças herdadas, e sĂŁo armazenadas nos rins para a vida inteira. Nessa idade, porĂ©m, a presença da mĂŁe Ă© fundamental, atĂ© que aos sete anos a criança se torne autĂŽnoma.

🍃💛 Dos 7 aos 14 anos: troca

SĂŁo os mais importantes porque os alicerces da vida estĂŁo sendo assentados. É nesta fase que o mundo externo aparece e, se descobre como se manifestar nesse mundo. Esquematizando de forma grĂĄfica este movimento, hĂĄ forças entrando e forças saindo. A caracterĂ­stica desse setĂȘnio Ă© a troca.

🍃💛 Dos 14 aos 21 anos: puberdade/adolescĂȘncia e crise de identidade

Esta fase Ă© marcada pelo princĂ­pio da fertilidade. Este ciclo marca um perĂ­odo transitĂłrio, a saĂ­da da infĂąncia e a chegada da adolescĂȘncia. Um perĂ­odo quase sempre marcado por grandes conflitos existenciais e um turbilhĂŁo emocional. Neste ciclo muitas escolhas sĂŁo feitas, podemos dizer que Ă© neste momento em que nos posicionamos em relação Ă  sociedade, Ă s pessoas e ao mundo.

🍃💛 Dos 21 aos 28 anos: limites

MĂșsculos e ossos estĂŁo fortes e homem e mulher atingem o ĂĄpice da fertilidade. Como se inicia a fase da alma, surge a emoção e dĂșvidas como: "Escolhi a profissĂŁo certa? Quais talentos e aptidĂ”es eu deixei para trĂĄs? Consegui uma boa relação com o mundo, com o trabalho, com a famĂ­lia e comigo mesma?" Nesta fase, geralmente, identificamos nossas principais afinidades e gostos. 

Este ciclo deve ser bastante dedicado a fazer planos e a consolidar princĂ­pios e valores.

🍃💛 Dos 28 aos 35 anos: fase organizacional

Nesta fase vem a crise do talento: "SerĂĄ que estou no caminho? Qual o caminho a seguir?" TambĂ©m hĂĄ questĂ”es sobre intelecto e Ă­ndole prĂłprios: "Ocorreu alguma mudança importante na minha vida nos Ășltimos tempos?"

🍃💛 Dos 35 aos 42 anos: crise de autenticidade

É a fase da alma e da consciĂȘncia. As perguntas sĂŁo: "O que farei daqui pra frente, agora que jĂĄ passou metade da vida? Acrescentei novos valores Ă  minha vida? Encontrei minha missĂŁo?"

🍃💛 Dos 42 aos 49 anos: altruísmo x manter a fase expansiva

"Estou desenvolvendo alguma criatividade nova? Como estĂĄ meu casamento? E meus relacionamentos. Como estĂĄ a relação com meus filhos? Estou procurando ou jĂĄ encontrei um novo lazer para esta fase?" O sĂ©timo ciclo Ă© marcado pela necessidade de se ter por perto pessoas com quem vocĂȘ possa contar.

🍃💛 Dos 49 aos 56 anos: ouvir o mundo

Esta Ă©, sem dĂșvida, a fase mais inspirativa da vida. Com forte relação emocional, neste ciclo a moral Ă© muito valorizada e concretizada. É um momento marcado por obtenção de conquistas, fechamento de ciclos e açÔes iniciadas. É um ciclo tambĂ©m marcado pela busca pelos objetivos, princĂ­pios e novos prazeres. Esta Ă© uma fase inspirativa e moral.

🍃💛 Dos 56 aos 63 anos: abnegação

É a etapa mĂ­stica ou intuitiva: "O que eu consegui realizar? Como estou cuidando do corpo, da memĂłria, dos ĂłrgĂŁos dos sentidos? VocĂȘ se torna totalmente o que vocĂȘ estĂĄ para ser: o florescimento potencial.  Nesta fase Ă© essencial dedicar-se a si mesmo.

🍃💛 Dos 63 aos 70 anos: sabedoria

É a “fase do mestre” e mostra uma aura interiorizada e luminosa. É neste ciclo que atingimos nosso “eu” maior e restabelecemos uma conexĂŁo com a nossa infĂąncia. Geralmente Ă© neste ciclo em que encontramos a liberdade da preocupação e passamos a viver com serenidade emocional.

NamastĂȘ!
Nina Greguer


#copiei_colei_compartilhei

Eu sou Elvira Magalhaes, compartilhando dicas para uma vida saudavel e plena.


egrégora21dias conexão

PALAVRA DO DIA  21DIAS DE CONEXÃO