Realizado em 20/11/2012 na EEEM Jose Gomes de Vasconcelos Jardim, em Canoas - RS
Historia Geografia Arte e Cultura - Indígena, africana e brasileira e afro-brasileira.
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Trabalhando a Diversidade em Sala de Aula
Diminui o Preconceito - Aumenta o Respeito
Objetivo:
Construção de um painel pelos alunos do ensino fundamental e médio politécnico sob a supervisão e orientação dos professores das áreas da Linguagem/Arte-Literatura-Língua Portuguesa e das Humanas/Geografia-História visando oportunizar um momento de discussão sobre a importância de se conhecer a história, a arte e a cultura Indígena, Africana e Afro-brasileira com toda a sua diversidade; trabalhando-se a Diversidade em Sala de Aula, DIMINUI o Preconceito e AUMENTA o Respeito. Pois leva o individua a se reconhecer e a reconhecer no outro o seu valor.
FIO CONDUTOR....
Lendo a obra CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA duas frases chamaram minha atenção e, de certa forma, foram o estopim - e serviram de fio condutor para a construção visual do painel
"A MESMA LÍNGUA, OUTRO CONTINENTE, DIVERSOS PAÍSES" e
"POR UM MAR NAVEGAM AS MESMAS PALAVRAS".
Aí reportei-me à Semana de Formação de Inverno para os professores da Escola Gomes Jardim (onde leciono ARTES para os alunos do ensino médio) e lembrei da Oficina Nova Ortografia ministrada pelas profes. Almeir e Ana Paula (lingua portuguesa), onde conversamos e aprendemos um pouco mais, justamente sobre as mudanças propostas pela CPLP (comunidade dos paises de lingua portuguesa) e o novo acordo ortográfico implantado em todos os países de lingua portuguesa.
então...
Mais sentido e mais inquieta foi ficando minha imaginação....já que estava justamente pensando o quê e como fazer uma atividade interessante durante a semana da consciência negra? E aquelas PALAVRAS continuavam "martelando" minha mente....instigando... provocando...
...A MESMA LÍNGUA...
...OUTRO CONTINENTE...
...DIVERSOS PAÍSES...
...UM MAR POR ONDE NAVEGAM AS MESMAS PALAVRAS....
MESMAS PALAVRAS? que palavras...
MESMA LÍNGUA? Que língua? ...
Ora. a NOSSA Língua Portuguesa...que também é falada em países africanos ...
Que estranha essa geografia...UM MAR. mar? Bem, era um OCEANO.
Assim completou-se o tema do painel. A ideia base. O fio condutor. A partir daí....A arte se encarrega de nos conduzir.
Aos alunos, coube produzir o painel
- um MAPA-MUNDI (de 3x4 m) desenhados pelos alunos a rota do tráfico negreiro as "ondas" que trouxeram os africanos para o Brasil. A rota que trouxe escravizados milhares de africanos para o Brasil;
- os PEIXES e as ONDAS, que se encarregaram de conduzir as palavras nesse oceano atlântico que nos separa e ao mesmo tempo nos une;
- a identificação e a localização geográfica dos PAÍSES AFRICANOS que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
- as MÁSCARAS modeladas em papel ou desenhadas através da ampliação de modelos reduzidos;
- a ARTE e a cultura MUSICAL - ritmo e instrumentos;
- de PERSONAGENS e PERSONALIDADES de cada país com sua biografia e suas obras;
COM A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ÁREAS DA LINGUAGEM E DAS CIÊNCIA HUMANAS os alunos do ensino médio e do ensino médio politécnico produziram e participaram efetivamente de uma aula diferente. Que acabou envolvendo professores e alunos do ensino fundamental, do projeto 'MAIS EDUCAÇÃO" e alunos do ensino noturno através debates, sessões comentadas de filme e seminários sobre diversos temas transversais que se apresentaram.
em 2013...voltaremos com uma nova edição revista e ampliada.
Aguardem.
Muito obrigada. prof-elvira
Canoas/NOV.2012
texto e fotos by prof-elvira.ma