Geografia

Apostilas Enem Grátis

E.E.E.M. MARGOT GIACOMAZZI
GEOGRAFIA.2014
Regência: 
Ensino Fundamental: 
6º série (T.61)
Ensino Médio Politécnico: 
1ºano (T.109)
2ºano (T.204)



TURMA 61 (Tarde)
AULA 06/10
  • BRASIL > Região SUDESTE - Aspectos Físicos 
Atividade 1:
Acessar, no Blog da Profe, a postagem do dia 19 se setembro - e escolher um dos GEO-GAMES nos links indicados na postagem. Jogar. Escolher outro. Jogar. Anotar os nome do jogo e a pontuação alcançada. Enviar por e-mail as informações sobre: nome do jogo, pontuação alcançada, comentários sobre o jogo.
Atividade 2:
Pesquisar e analisar (2 ou 3) vídeos na internet sobre os aspectos físicos da Região Sudeste.e enviar  LINK por e-mail. Comentar e justificar suas escolhas.



TURMA 109 (Noite)
AULA10/11  CLIMAS _ Aula FGV
Desenvolvendo habilidades / Conteúdo: CLIMA (capítulo 8)
Observe os CLIMOGRAMAS de Porto Alegre e de Brasília, na página 137, do livro-texto, e responda, por escrito:
  1. A que tipo de clima está associado cada gráfico?
  1. Compare o regime de chuvas nas duas localidades e responda:
    1. Quais são os meses mais secos e mais chuvosos em cada gráfico?
2.2  Qual é, aproximadamente, o índice anual de chuvas em Porto Alegre? E em Brasília?
  1. Escolha dois CLIMOGRAMAS  presentes no capítulo. Relacione-os com os mapas da classificação climáticas, compare o comportamento das médias mensais de temperatura nas duas localidades selecionadas e responda às seguintes questões:
    1. Quais são os meses mais quentes e mais frios?
    2. Qual é a amplitude térmica anual em cada cidade?
    3. Qual é o tipo de clima associado a cada uma delas? Descreve as características da temperatura e da umidade no inverno e no verão de cada uma deles.
  1. Quais são os atributos climáticos mais importantes?
  1. Quais são os principais efeitos do monóxido de carbono nos seres humanos
  1. O que é  pressão atmosférica?
  1. Cite as características da chuva de relevo ou orográfica?
  1. Como ocorrem as chuvas ácidas?
  1. Caracterize o clima do Brasil?
  1. Quais são as características dos tipos de precipitação denominados frontal e convectiva?

Aula 22/09_3ºtrim.2014 - SOLOS - 
  • Formação do solo - camadas do solo
  • Conservação do solo - equilíbrio ambiental
  • Intemperismo - erosão
 Pesquise e responda
  1. Explique sucintamente como  os solos são formados, destacando a ação do clima.
  2. Quais são as etapas do desgaste de solo provocado pelo processo erosivo? Como combatê-lo?
  3. Como se formam as voçorocas? Quais são seus impactos no meio ambiente?
  4. Por que ocorrem movimentos de massa em encostas? Aponte de que forma a ação humana agrava esse processo e suas consequências para a sociedade.


TURMA 204 (Manhã)
Setembro - VÍDEO: Concerto Campestre
Elaborar uma resenha crítica 
JUN.2014
"COPA DA GLOBALIZAÇÃO" 

Mapeamento de Marcas / Produtos e Serviços / Comércio interno e externo
Empresas Nacionais | Multinacionais | Transnacionais - Fluxo Interno/Externo
Início: 12/Maio - Término: 12/junho

Etapa.1
Identificar e relacionar as marcas constantes no texto (*) 
Completar a tabela conforme o que se pede (empresa, produto, país de origem, mercado atendido).
Estudar os dados da tabela para transformar as informações em Gráficos (a critério dos alunos);
Tabular as informações. Elaborar o Gráfico. Escolher título e organizar a legenda.
Apresentar para turma o resultado final; exposição de ideias e arguição oral.

Etapa.2
Pesquisar as seleções que participarão da  Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil.  

Etapa.3
  • Identificar os países de origem de cada uma das Seleções participantes.
  • Dividir a turma em Equipes por Continente.
  • Cada Equipe deverá identificar e localizar geograficamente os países das seleções participantes.
  • Elaborar um mapa do respectivo Continente em uma cartolina;
  • Identificar e localizar o país de origem de cada seleção de futebol.
  • Pesquisar os aspectos econômicos de cada país - verificando quais produtos são importados e/ou exportados e consumidos pelo Brasil.









GEOGRAFIA. 2011 / 2012 

E.E.E.M. TEREZA FRANCESCUTTI - 
Mathias Velho, Canoas / RS - Brasil
PROJETOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
( 2 0 1 2 )
G E O G R A F I A 
ESC-TEREZA
àrea do conhecimento:
Ciências Humanas
Componente Curricular
Geografia 
Regente: Elvira Magalhães / Arte-educadora


  • ATIVIDADES 

Roteiro de Trabalho / A partir da discussão em sala de aula elaborar o trabalho seguindo o roteiro
  1. Projeto de Pesquisa (modelo Seminários Integrados); 
  2. Relatório / pesquisa
  3. Apresentação em sala de aula / socialização do conhecimento 
1º ANO -  ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO | Noite | 3 turmas
  • TEMA: 
  • TEMA: 



PROJETOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
ONDE: 
Colégio Tereza Francescutti / Canoas, RS
QUANDO
março a dezembro 
CLIENTELA: 
 (2012) Alunos do ensino fundamental e médio - turnos:manhã / noite
(2011) Alunos do ensino fundamental e médio - Turno: noite 
TURMAS: 
2012_ 7ª série (01) | 8ª série (03) | 1º ano Médio (04)
2011_ 2 turmas de 1º ano Médio (Noite) e 1 turma de  8ª série Fundamental (noite)
METODOLOGIA:
Trabalhos multidisciplinar utilizando diferentes linguagens como: produção de videos, telejornais, livro/revista poster, arte e criatividade na produção textual e na apresentação dos trabalhos; 
   Arte, Musica, Teatro, Dança, video e cinena; a tecnologia no ensino-aprendizagem da Geografia.
ATIVIDADES:
- experimentação e criatividade; apreciação de videos e CD/DVD;  de musica nas mais diferentes áreas do conhecimento tendo em vista alcançar os objetivos previstos;  


apresentação: ed.MODERNA
_ A geografia e a compreensão de mundo


PROJETOS .
> Conhecendo o Continente Africano
01. Tema: ÁFRICA _ Um Continente
Atividade: 
Conhecer mais sobre a geografia, religião, arte e cultura de alguns países do continente africano.
Objetivo
Montar um painel - na escola, para a Semana da Consciência Negra para mostrar a diversidade cultural que existe na África.
Organização

  • O continente africano foi dividido em regiões numeradas de 1 a 5 (ver mapa); cada aluno recebeu aleatoriamente uma das cinco regiões para pesquisar. 
  • Os alunos que receberam as mesmas regiões foram orientados a definir a estratégia de pesquisa de cada um já que cada um deverá buscar as informações solicitadas sobre um dos países africanos, daquela região. 
  • O aluno deverá informar as referencias geográficas daquela região (características físicas) e  fazer a pesquisa de informações gerais e de diversos aspectos da cultura do país escolhido.
Pesquisa de Temas
Arquitetura
Artes Plásticas
Ritmos Musicais
Literatura
Língua nacional ou dialeto
Culinária
Vestimentas

LISTA DE SITES...fonte de pesquisa entre outros podem ser pesquisados...


> Telejornal Geográfico

Tema: Globalização e suas múltiplas faces

Atividade: 
Conhecer mais sobre os efeitos da globalização e reconhecer suas múltiplas faces.

Objetivo
Trabalhar o conteúdo

Organização
Apresentar o conteúdo de forma de um telejornal
  • Os alunos  foram orientados a definir a estratégia de pesquisa de cada um já que cada um deverá buscar as informações solicitadas sobre um dos temas a serem abordados; 
  • O aluno deverá informar as referencias geográficas daquela região (características físicas) e  fazer a pesquisa de informações gerais e de diversos aspectos do tema definido para a pesquisa.
Pesquisa de Temas
1. A globalizção e seus efeitos -
2. Globalização e meio ambiente -
3. Organizações políticas internacionais e regionais -
4. Organizações econômicas - 






egrégora21dias conexão

PALAVRA DO DIA  21DIAS DE CONEXÃO