Apostilas Enem Grátis
E.E.E.M. MARGOT GIACOMAZZI
GEOGRAFIA.2014
TURMA 204 (Manhã)
Setembro - VÍDEO: Concerto Campestre
Elaborar uma resenha crítica
- 075A Revolução Industrial – Aula de Geografia Enem
- 074Fusos Horários – Aula de revisão Geografia Enem
- 073Formas de representação da Terra – Aula de Geografia Enem
- 072Petróleo no Brasil – Aula de Geografia Enem
- 071O litoral brasileiro – Aula de Geografia Enem
- 070Problemas Ambientais – Aula de revisão para Geografia Enem
- 069A Teoria das Placas Tectônicas – Geografia – Enem
- 068A Incrível Dinâmica do Planeta Terra – Geografia – Enem
- 067Principais Oceanos – Aula de revisão para Geografia Enem
- 066Formações herbáceas e arbustivas do Brasil – Geografia Enem
- 065Tornados, que fenômenos são esses?- Geografia Enem
- 064Furacão, fúria da natureza – Geografia Enem
- 063Furacão Catarina, saiba como aconteceu? – Geografia Enem
- 062Domínios Morfoclimáticos – Aula de Geografia Enem
- 061Deriva Continental – Aula de Geografia para o Enem
- 060Xenofobia e Racismo na Europa – Geografia Enem
- 059Brasil: Regionalização – Aula de Revisão para Geografia Enem
- 058Formações vegetais no Brasil – Geografia Enem
- 057Globalização, que fenômeno é esse? – Geografia Enem
- 056O Espaço Urbano brasileiro – Geografia Enem
- 055O Espaço Rural brasileiro e suas Paisagens – Geografia Enem
- 054Os Blocos Econômicos Parte II – Geografia Enem
- 053A Regionalização Mundial do espaço – Geografia Enem
- 052Balança Comercial e a Dependência Econômica – Geografia Enem
- 051A Latitude e os Paralelos, a Longitude e os Meridianos – Geografia
- 050Geografia Enem – A Região Centro-Oeste, crescimento constante
- 049Geografia Enem – Saiba mais sobre a Região Sul e suas paisagens
- 048Vias de Transporte no Norte e a Transamazônica Brasileira – Geografia
- 047O Movimento de Translação da Terra – Geografia- Enem
- 046Os dias e as noites provocados pela rotação da Terra – Geografia Enem
- 045As diferentes formas de relevo – Aula de revisão – Geografia Enem
- 044Industrialização do Brasil e Geopolítica – Geografia Enem
- 043Aspectos Populacionais do Continente Americano- Geografia – Enem
- 042As quatro estações e o desenvolvimento das atividades humanas
- 041O Analfabetismo e as dificuldades de aprendizagem – Geografia Enem
- 040A Taxa de Mortalidade Infantil – Geografia- Enem
- 039Atividades Econômicas: aula 2 – Revisão de Geografia Enem
- 038Atividades Econômicas: aula 1 – Revisão de Geografia Enem
- 037Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte II) Geografia- Enem
- 036Tipos de vegetação do Continente Americano (Parte I) Geografia Enem
- 035Relevo e Hidrografia da América – Geografia Enem
- 034Hidrografia do Brasil: Aula 2 – Revisão Geografia Enem
- 033Hidrografia Geral I – Revisão de Geografia Enem
- 032Hidrografia Geral II – Aula de revisão para Geografia Enem
- 031Representação do Espaço: Projeções Cartográficas – Geografia Enem
- 030Dinâmica das Massas de Ar – Geografia Enem
- 029Clima do Brasil – Aula de revisão Geografia Enem
- 028Geografia Enem: O Nordeste, sua história e características físicas
- 028Migrações Internas e Externas: revise esse fenômeno populacional!
- 027Desmatamentos e Queimadas, a destruição da biodiversidade terrestre
- 026Geografia- Enem – O derretimento das Calotas Polares
- 025Geografia Enem- As Empresas Multinacionais ou Transnacionais
- 024Geografia Enem – Ásia: Regionalização e Aspectos Físicos
- 023O Meio Agrário e o Meio Urbano – revisão de Geografia Enem
- 022Características do Mundo Subdesenvolvido – Geografia Enem
- 021Conheça as características dos Países Desenvolvidos – Geografia Enem
- 020Recursos Energéticos e Meios de Transporte – Geografia Enem
- 019Espaço Geográfico Mundial – Aula de Geografia Enem
- 018América do Norte:Organização política econômica – Geografia Enem
- 017América do Sul:Organização política e econômica – Geografia Enem
- 016Definições do Brasil – Aula de Geografia Política – Enem
- 015Hidrografia brasileira e os maiores rios do mundo – Geografia Enem
- 014Formações vegetais mundiais e do Brasil – Geografia Enem
- 013Aula sobre Hidrografia Geral – Geografia Enem
- 012Geografia Enem – A Região Sudeste, riqueza e desigualdade social
- 011Geografia Enem – Região Norte e a Floresta Amazônica
- 010Geografia Enem – Revise sobre os aspectos do Clima Mundial!
- 009Geografia Enem – Revise Geologia Geral e do Brasil!
- 008Geografia Enem: A População Brasileira e seu crescimento
- 007Geografia Enem: Vamos entender um pouco sobre o Aquecimento Global?
- 006A Organização Político-Administrativa e a Divisão Regional do Brasil
- 005Geografia Enem – Saiba tudo sobre Vegetação com aulas gratuitas
- 004Geografia Enem – Revise Climatologia com videoaulas gratuitas
- 003Geografia Enem: Apostila Gratuita com 7 aulas de revisão e testes
- 002Geografia Enem – videoaulas gratuitas e apostilas sobre Geologia
- 001Geografia Enem – Aulas e apostilas grátis com o Só Geografia
E.E.E.M. MARGOT GIACOMAZZI
GEOGRAFIA.2014
Regência:
Ensino Fundamental:
6º série (T.61)
Ensino Médio Politécnico:
1ºano (T.109)
2ºano (T.204)
TURMA 61 (Tarde)
AULA 06/10
Acessar, no Blog da Profe, a postagem do dia 19 se setembro - e escolher um dos GEO-GAMES nos links indicados na postagem. Jogar. Escolher outro. Jogar. Anotar os nome do jogo e a pontuação alcançada. Enviar por e-mail as informações sobre: nome do jogo, pontuação alcançada, comentários sobre o jogo.
Atividade 2:
Pesquisar e analisar (2 ou 3) vídeos na internet sobre os aspectos físicos da Região Sudeste.e enviar LINK por e-mail. Comentar e justificar suas escolhas.
TURMA 109 (Noite)
AULA10/11 CLIMAS _ Aula FGV
Desenvolvendo habilidades / Conteúdo: CLIMA (capítulo 8)
Observe os CLIMOGRAMAS de Porto Alegre e de Brasília, na página 137, do livro-texto, e responda, por escrito:
AULA 06/10
- BRASIL > Região SUDESTE - Aspectos Físicos
Acessar, no Blog da Profe, a postagem do dia 19 se setembro - e escolher um dos GEO-GAMES nos links indicados na postagem. Jogar. Escolher outro. Jogar. Anotar os nome do jogo e a pontuação alcançada. Enviar por e-mail as informações sobre: nome do jogo, pontuação alcançada, comentários sobre o jogo.
Atividade 2:
Pesquisar e analisar (2 ou 3) vídeos na internet sobre os aspectos físicos da Região Sudeste.e enviar LINK por e-mail. Comentar e justificar suas escolhas.
TURMA 109 (Noite)
AULA10/11 CLIMAS _ Aula FGV
Desenvolvendo habilidades / Conteúdo: CLIMA (capítulo 8)
Observe os CLIMOGRAMAS de Porto Alegre e de Brasília, na página 137, do livro-texto, e responda, por escrito:
- A que tipo de clima está associado cada gráfico?
- Compare o regime de chuvas nas duas localidades e responda:
- Quais são os meses mais secos e mais chuvosos em cada gráfico?
2.2 Qual é, aproximadamente, o índice anual de chuvas em Porto Alegre? E em Brasília?
- Escolha dois CLIMOGRAMAS presentes no capítulo. Relacione-os com os mapas da classificação climáticas, compare o comportamento das médias mensais de temperatura nas duas localidades selecionadas e responda às seguintes questões:
- Quais são os meses mais quentes e mais frios?
- Qual é a amplitude térmica anual em cada cidade?
- Qual é o tipo de clima associado a cada uma delas? Descreve as características da temperatura e da umidade no inverno e no verão de cada uma deles.
- Quais são os atributos climáticos mais importantes?
- Quais são os principais efeitos do monóxido de carbono nos seres humanos
- O que é pressão atmosférica?
- Cite as características da chuva de relevo ou orográfica?
- Como ocorrem as chuvas ácidas?
- Caracterize o clima do Brasil?
- Quais são as características dos tipos de precipitação denominados frontal e convectiva?
Aula 22/09_3ºtrim.2014 - SOLOS -
- Formação do solo - camadas do solo
- Conservação do solo - equilíbrio ambiental
- Intemperismo - erosão
Pesquise e responda
- Explique sucintamente como os solos são formados, destacando a ação do clima.
- Quais são as etapas do desgaste de solo provocado pelo processo erosivo? Como combatê-lo?
- Como se formam as voçorocas? Quais são seus impactos no meio ambiente?
- Por que ocorrem movimentos de massa em encostas? Aponte de que forma a ação humana agrava esse processo e suas consequências para a sociedade.
TURMA 204 (Manhã)
Setembro - VÍDEO: Concerto Campestre
Elaborar uma resenha crítica
JUN.2014
"COPA DA GLOBALIZAÇÃO"
Mapeamento de Marcas / Produtos e Serviços / Comércio interno e externo
Empresas Nacionais | Multinacionais | Transnacionais - Fluxo Interno/Externo
Início: 12/Maio - Término: 12/junho
Etapa.1
Identificar e relacionar as marcas constantes no texto (*)
Completar a tabela conforme o que se pede (empresa, produto, país de origem, mercado atendido).
Estudar os dados da tabela para transformar as informações em Gráficos (a critério dos alunos);
Tabular as informações. Elaborar o Gráfico. Escolher título e organizar a legenda.
Apresentar para turma o resultado final; exposição de ideias e arguição oral.
Etapa.2
Pesquisar as seleções que participarão da Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil.
Etapa.3
- Identificar os países de origem de cada uma das Seleções participantes.
- Dividir a turma em Equipes por Continente.
- Cada Equipe deverá identificar e localizar geograficamente os países das seleções participantes.
- Elaborar um mapa do respectivo Continente em uma cartolina;
- Identificar e localizar o país de origem de cada seleção de futebol.
- Pesquisar os aspectos econômicos de cada país - verificando quais produtos são importados e/ou exportados e consumidos pelo Brasil.
GEOGRAFIA. 2011 / 2012
E.E.E.M. TEREZA FRANCESCUTTI -
Mathias Velho, Canoas / RS - Brasil
PROJETOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
( 2 0 1 2 )
( 2 0 1 2 )
G E O G R A F I A
ESC-TEREZA
àrea do conhecimento:
Ciências Humanas
Componente Curricular
Geografia
Regente: Elvira Magalhães / Arte-educadora- ATIVIDADES
Roteiro de Trabalho / A partir da discussão em sala de aula elaborar o trabalho seguindo o roteiro
- Projeto de Pesquisa (modelo Seminários Integrados);
- Relatório / pesquisa
- Apresentação em sala de aula / socialização do conhecimento
1º ANO - ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO | Noite | 3 turmas
- TEMA:
- TEMA:
PROJETOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ONDE:
Colégio Tereza Francescutti / Canoas, RS
QUANDO:
março a dezembro
CLIENTELA:
(2012) Alunos do ensino fundamental e médio - turnos:manhã / noite
(2012) Alunos do ensino fundamental e médio - turnos:manhã / noite
(2011) Alunos do ensino fundamental e médio - Turno: noite
TURMAS:
2012_ 7ª série (01) | 8ª série (03) | 1º ano Médio (04)
2012_ 7ª série (01) | 8ª série (03) | 1º ano Médio (04)
2011_ 2 turmas de 1º ano Médio (Noite) e 1 turma de 8ª série Fundamental (noite)
METODOLOGIA:
Trabalhos multidisciplinar utilizando diferentes linguagens como: produção de videos, telejornais, livro/revista poster, arte e criatividade na produção textual e na apresentação dos trabalhos;
Arte, Musica, Teatro, Dança, video e cinena; a tecnologia no ensino-aprendizagem da Geografia.
ATIVIDADES:
- experimentação e criatividade; apreciação de videos e CD/DVD; de musica nas mais diferentes áreas do conhecimento tendo em vista alcançar os objetivos previstos;
apresentação: ed.MODERNA
_ A geografia e a compreensão de mundo
PROJETOS .
> Conhecendo o Continente Africano
01. Tema: ÁFRICA _ Um Continente
> Conhecendo o Continente Africano
01. Tema: ÁFRICA _ Um Continente
Atividade:
Conhecer mais sobre a geografia, religião, arte e cultura de alguns países do continente africano.
Objetivo
Montar um painel - na escola, para a Semana da Consciência Negra para mostrar a diversidade cultural que existe na África.
Organização
Arquitetura
Artes Plásticas
Ritmos Musicais
Literatura
Língua nacional ou dialeto
Culinária
Vestimentas
Objetivo
Montar um painel - na escola, para a Semana da Consciência Negra para mostrar a diversidade cultural que existe na África.
Organização
- O continente africano foi dividido em regiões numeradas de 1 a 5 (ver mapa); cada aluno recebeu aleatoriamente uma das cinco regiões para pesquisar.
- Os alunos que receberam as mesmas regiões foram orientados a definir a estratégia de pesquisa de cada um já que cada um deverá buscar as informações solicitadas sobre um dos países africanos, daquela região.
- O aluno deverá informar as referencias geográficas daquela região (características físicas) e fazer a pesquisa de informações gerais e de diversos aspectos da cultura do país escolhido.
Arquitetura
Artes Plásticas
Ritmos Musicais
Literatura
Língua nacional ou dialeto
Culinária
Vestimentas
LISTA DE SITES...fonte de pesquisa entre outros podem ser pesquisados...
> Telejornal Geográfico
Tema: Globalização e suas múltiplas faces
Atividade:
Conhecer mais sobre os efeitos da globalização e reconhecer suas múltiplas faces.
Objetivo
Trabalhar o conteúdo
Organização
Apresentar o conteúdo de forma de um telejornal
- Os alunos foram orientados a definir a estratégia de pesquisa de cada um já que cada um deverá buscar as informações solicitadas sobre um dos temas a serem abordados;
- O aluno deverá informar as referencias geográficas daquela região (características físicas) e fazer a pesquisa de informações gerais e de diversos aspectos do tema definido para a pesquisa.
Pesquisa de Temas
1. A globalizção e seus efeitos -
2. Globalização e meio ambiente -
3. Organizações políticas internacionais e regionais -
4. Organizações econômicas -