Filosofia

F I L O S O F I A  & Sociologia

 05 Pensadores da Educação

Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes. Clique aqui para Conhecer  séculos de reflexões sobre o ofício de educar


04_ Filosofando - Dicas ENEM

03_   Café Filosófico com Fernando Karnal
    • ORGULHO

      Orgulho nosso de cada dia, com Leandro Karnal (versão tv cultura)

      orgulho nosso de cada dia com leandro karnal
      “o orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.”
      este pensamento de santo agostinho parece não ser mais levado em tanta consideração. pois, a vaidade parece estar cada vez mais em alta nesta sociedade, onde o individualismo e o “empreendedorismo” passaram a ser metas, valores, fortemente estimulados.  aquele que já foi visto como o maior e o primeiro dos pecados capitais por seus atributos maléficos – o orgulho – hoje virou  virtude. disfarçada e rebatizada de autoestima, a vaidade é  agora “amor próprio”. este programa abre a série do café filosófico que traz os “7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje”, com a curadoria e apresentação do historiador Leandro Karnal.
03_ A Filosofia História 

Os principais períodos da história da Filosofia
Como todas as criações e instituições humanas, a Filosofia está na História e tem um história.
Está na História: a filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que, em cada época uma sociedade, os homens colocam para si mesmos, diante do que é novo e ainda não foi compreendido. A Filosofia procura enfrentar essa novidade, oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas num diálogo permanente com a sociedade e a cultura de seu tempo, do qual ela faz parte.
Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época... (...continua...)


02_[A televisão... o 4º poder]

Polêmico? Depende...
____________________________________________________
.... Com vocês, a Televisão... .... O início do 4º Poder.

....
“A televisão não é o fim nem o começo porque é o meio da comunicação. A TV é um meio sem princípio e nem fim.”

.....A televisão hoje, sem dúvidas, trás a informação, no entanto, é controlada de forma a somente ser conhecida a informação que interessa politicamente e ou economicamente pensando aos detentores dos meandros políticos e empresarias, entendendo ainda que, é usada para levar ou tirar alguém do poder, sendo então um poder independente dos três Poderes do Estado, os colocando em cheque sempre que se faça algo contrário aos interesses políticos e econômicos, ficando coisas como o social em si, relegado ao segundo plano, quando não ao terceiro e, ainda, sob o crivo da disputa concorrencial entre as próprias emissoras.

.....Essa temática teve início no dia 26 de setembro de 1960, nos Estados Unidos, quando, pela primeira vez foi mostrado, ao vivo, um debate político. Nesse dia, junto com a transmissão da rádio, a televisão mostrou os dois candidatos em uma disputa acirrada dada em um diálogo aberto e franco.
.....Esses candidatos eram nada mais, nada menos que, Nixon e Kennedy.
.....Aos ouvintes da rádio (que não assistiram o debate pela televisão, que não viram a linguagem corporal, emocional etc. dos candidatos), Nixon foi o melhor pois, dentre suas argüições políticas foram, de longe, melhores e mais concisas que as argüições de Kennedy. Em esmagadora maioria, Nixon ganhou a disputa em pesquisa feita no dia 27 do mesmo mês e ano.
.....Contudo, segundo as mesmas pesquisas, foi Kennedy quem ganhou os eleitores que assistiram ao debate pela televisão, cujo resultado se deu, não pelos argumentos apresentados por Kennedy, mas sim porque esse se apresentou às câmeras muito bem trajado, cabelo arrumado, pele bronzeada, ar de jovem cheio de energia etc., disposto a se doar pelo país.
.....Claro que foi tudo um engodo, pois os profissionais de marketing que assessoram o candidato Kennedy, apostaram no poder da televisão e concluíram que, se Kennedy aparecesse para todos na televisão com uma imagem ligada a situação populacional dos Estados Unidos a época, isto é, se Kennedy se apresentasse tal como era a maioria da população, colocaria a imagem fria e calculista de Nixon como algo retrógrado, mesmo que suas idéias, ideais e propostas fossem melhor que as de Kennedy. O último levaria os eleitores consigo, pois Nixon acabara de sair de uma cirurgia (dias antes do debate) e se apresentou com uma imagem pálida, cansada etc.
.....A eleição então foi decidida pela televisão que, usada de forma e maneira a mostrar o que de fato não foi a realidade, deixou o povo americano enfeitiçado, inaugurando assim a televisão não como televisão em si, mas como um meio de manipulação ideológica, independente das necessidades reais da população. Assim entrou a televisão, desde cinqüenta anos atrás, como uma coisa política e econômica no mundo todo, ficando como utopia seu fim último, ou seja, o poder de levar informação a todos foi trocado pelo interesse de levar certas informações, do mesmo modo, a todos.

____________________________________________________






01_[CONCEITOS DE BELEZA]


A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta.
MAS Até então, a beleza pode ser mensurável, já que está subordinada a padrões específicos. Mas no universo humano, ela não se resume a isso.
Platão considerava que a beleza era a idéia (forma) acima de todas as outras idéias. Aristóteles viu uma relação entre o belo e a virtude, argumentando que “A virtude visa à beleza.
EXISTE VÁRIAS “FORMAS” DE BELEZA
Beleza universal e científica
São mensuradas por números muito utlizada
na cultura grega e romana, e consequentemente na ocidental pós-helênica, houve a constante aplicação destes padrões numéricos, em especial no Renascimento, uma era “racionalista“, e ainda hoje é fartamente aplicada na indústria do design de produtos, nas artes plásticas, arquitetura, automobilismo, etc.
Beleza singular
A beleza grega e romana, a beleza matemática e científica são derivadas de um universalismo asséptico e puro, não contaminado com a eventualidade (ruído), de certa forma. E portanto, deve no mínimo, agradar a todos, mesmo que não possa ser considerada tocante. SEGREGADA.
Beleza platônica e religiosa
Para a filosofia, a beleza advém da pureza do raciocínio, da surpresa e da consistência dos axiomas. Já para os religiosos, a verdadeira beleza está na integralidade da propriedade da conduta do indivíduo para com um plano sagrado, em detrimento do mundo físico.
Beleza simbólica
O ser humano é um organismo complexo e misto. De forma incisiva, a presença do fator simbólico na constituição das sociedades, dominando os insintos e portanto o plano biológico, gerou um nicho (ecológico) simbólico-social onde há constante movimento, evolução, reciclagem, revisão e ondas de valores sociais que alteram profundamente os pontos principais que determinam os fundamentos da beleza humana.
Beleza humana
A beleza é um conceito social, e frequentemente é resultado da intersecção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Nos anos 90 houve uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia.
FONTE :http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
POR ISTO E POR TANTO .
Não existe definição exata nem cientifica do padrão da beleza.
Padronizar a beleza ao meu ver trata-se de uma postura desumana, desreipeitosa, de muito mal gosto.
Beleza é beleza venha de onde vier ……Tenha o peso que tiver !
O conceito de beleza, a forma que esta sendo dada, colocada ou tratada para sociedade desrespeita os sentimentos e valores das pessoas.
So serve oprimir, desqualifcar nosso potencial intelectual e político, criar esteriótipos racistas e principalmente segregadores .
Já rompemos com estes valores.
Estamos anos luz destas concepções.
Precisamos e continuar avaçando .
Não considerar pessoas que escrevem ou falam sobre o assunto ”beleza” , olhando para o seu espelho o tempo todo, sem consultar ninguem do que acha, por medo do JULGAMENTO .
Mônica Aguiar
Mulheres dentre milhões, que por si só já traduzem todo significado da beleza.
Estas eu invejo !


egrégora21dias conexão

PALAVRA DO DIA  21DIAS DE CONEXÃO